JOSÉ MARIA
ELISANA
REGINALDA
BRÍGIDA
ANDRAILMA
ÉDER
RAQUEL
FABRÍCIO
RAIMUNDO
AlcinoeOndina

#SOBREVIVEMOSMG

ELES VENCERAM A COVID-19

 

Reginalda da Silva Matozinhos, de Belo Horizonte, sentiu medo, acreditou que não abraçaria a sua família novamente. José Maria Pereira, de Varginha, conta que a solidão de um leito de uma unidade de terapia intensiva (UTI) é avassaladora. Os 14 dias sem andar, após a alta da UTI, assustaram Andrailma Rodrigues Araújo, de Unaí. “Não sabemos quem vai se complicar. Se serei eu, meu vizinho, minha amiga, meu filho. É real e desesperador”, afirma Elisana Nacimento, de Jaboticatubas.

José, Reginalda, Andrailma, Elisana, cada qual com a sua luta, fazem parte do batalhão de mais de 250 mil recuperados da covid-19 em Minas Gerais. São sobreviventes de uma guerra invisível que derruba grandes heróis e tem deixado o mundo devastado. Quem se recupera carrega um misto de sentimentos, que ora aperta o peito, ora enche de esperanças. São pessoas que, depois de sentir no corpo a força da enfermidade, passaram a valorizar mais o Sistema Único de Saúde (SUS), os profissionais da saúde, os cuidados cotidianos, o amor pelo próximo e, principalmente, o amor pela vida.

Esperança

“As histórias por trás dos números nos ajudam a enfrentar essa guerra invisível com esperança e, também, atentos aos cuidados que devem continuar, ainda que os indicadores apontem para a possibilidade de queda na transmissão do vírus em Minas”, comenta o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, para quem esse projeto é visto como mais uma importante ferramenta de comunicação no enfrentamento da covid-19 em Minas.

No Norte, Sul, Leste e Oeste de Minas, há guerreiros, de várias idades e classes sociais, com uma história para contar sobre esse novo vírus. Alguns ficaram entre a vida e morte, outras conseguiram se recuperar em casa. Independentemente da evolução da doença, eles relatam sintomas, sentimentos e conselhos semelhantes.

Estão cientes do importante papel que têm na sociedade. Por isso, aceitaram o convite do Governo de Minas e compartilharam aqui seus relatos para o projeto #Sobrevivemos com a missão de ajudar o Estado em mais uma estratégia de enfrentamento da pandemia em Minas. As experiências vividas e divididas são aqui uma maneira de nos fazer enxergar muito além dos números.

Assista, leia e siga os conselhos de quem é sobrevivente de uma guerra invisível que ainda não acabou.

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.