Autores*: Letícia Massensini Oliveira e Vitor Yukio Ninomiya

Sabemos que não é fácil proporcionar situações divertidas e diferentes para as crianças quando temos que lidar com tantas limitações trazidas por uma pandemia. Tudo fica mais complicado com os espaços restringidos e com as mudanças de rotina em casa no período de férias. Mas é possível melhorar a situação com criatividade e informação! Leia o post para saber mais!

Comece conversando!

O primeiro passo para criar um ambiente favorável e saudável com crianças em casa é conversar sobre a situação que estamos vivendo. As crianças também entendem que estamos em um momento atípico e é muito importante que um adulto passe informações claras e adequadas sobre esse período. Isso fará com a criança seja mais colaborativa ao se sentir parte do processo!

 

Acompanhe aqui: 15 perguntas sobre como conversar com as crianças sobre a covid-19.

É importante lembrar que, em períodos normais, os pequenos estão acostumados a passar mais tempo fora de casa. Por isso, ao passarem mais tempo em ambientes menores, é importante validar os sentimentos dessas crianças, sempre escutando-as e oferecendo opções de lazer.

E agora, num período em que muitas crianças estão de férias, é importante que os responsáveis continuem oferecendo atividades e tirando um tempo do dia, dentro do possível, para dar atenção a elas. Tudo isso, sempre lembrando da importância de atividades que sejam concretas, não apenas assistir televisão ou usar o computador.

Vale ressaltar que, durante o isolamento, o tempo do uso de tela por parte das crianças aumentou consideravelmente. Busque o equilíbrio oferecendo atividades que façam a criança movimentar o corpo e respeite o tempo de tela recomendado para cada faixa etária (Sociedade Brasileira de Pediatria):

  • Crianças menores de 2 anos: não deve ser usado;
  • Crianças entre 2 e 5 anos: até 1 hora por dia;
  • Crianças entre 6 e 10 anos: até 2 horas por dia;
  • Adolescentes entre 11 e 18 anos: até 3 horas por dia, nunca “virar a noite”;
  • Todas as faixas etárias: nada de telas durante as refeições e desconectar 1 a 2 horas antes de dormir.

Essas atitudes ajudarão a reduzir o nível de estresse das crianças quando for necessário passar muito tempo em casa. Facilitando, assim, a convivência e ajudando na preservação da saúde mental de todos! Então vamos pensar em algumas atividades?

 

Dicas de atividades para fazer em casa

 

 

Dicas para crianças de 0 a 2 anos

Essa é uma fase muito importante para o desenvolvimento infantil como um todo. É um período em que as crianças são extremamente curiosas e tudo é novidade! Aproveite essa fase para ajudar na absorção de aprendizados simples e rápidos. Lembre-se que nessa idade a capacidade de concentração da criança é reduzida, tente planejar atividades que durem cerca de 10 minutos e substitua por outra.

Algumas atividades possíveis são:

  • Atividades com água! Nessa fase os pequenos adoram se molhar e observar o movimento de objetos na água. Lembre-se de sempre supervisionar a criança durante a atividade!
  • Atividades com música! Coloque uma música divertida e dance com a criança, esse será um ótimo exercício corporal e ajudará a liberar bastante energia!
  • Leia! Livros, principalmente os com bastante ilustrações, despertam o interesse das crianças e são uma ótima distração! Além de ser um incentivo à leitura. Lembre-se de que nessa idade as crianças irão explorar o livro de várias formas, opte por aqueles com texturas e conteúdos adequados.
  • Deixe a criança observar suas tarefas! Nessa idade elas são excelentes observadoras. Organize um espaço seguro onde a criança possa enxergá-lo e, de alguma forma, participar de suas tarefas.
  • Use materiais concretos! Aproveite a curiosidade aflorada da criança com essa idade e deixe que ela explore diversos materiais diferentes! Isso a deixará entretida, estimulará a coordenação motora e validará o interesse da criança, assim você a conhecerá melhor! Opte por brinquedos de madeira ou objetos seguros que você tenha em casa.

Lembre-se: é muito importante supervisionar a criança em todos os momentos!

 

 

Dicas para crianças de 3 a 7 anos

Nessa faixa etária as crianças já conseguem se concentrar por mais tempo e manipulam objetos com mais facilidade. É uma ótima ideia começar a investir em jogos de tabuleiro, materiais para desenho, brinquedos educativos, massa de modelar e muito mais! Além disso, você já pode tentar interagir mais com a criança e pedir que ela diga o que ela tem vontade de fazer, isso ajudará muito na hora de elaborar atividades!

Lembre-se de oferecer atividades para a criança mexer o corpo! Você poderá montar circuitos em sua casa utilizando almofadas, cadeiras e o que mais a imaginação permitir! Peça para que a criança se movimente desviando de obstáculos, crie novos desafios e adapte de acordo com os interesses da criança!

 

 

Dicas para crianças de 8 a 12 anos

Essa é uma ótima fase para propor atividades ainda mais desafiadoras! Aqui, a criança já saberá indicar melhor seus interesses. Você pode adaptar as dicas anteriores aumentando a dificuldade, utilizando jogos mais complexos, montando quebra-cabeça e assim por diante.

Todas essas dicas podem ser adaptadas e, caso você esteja enfrentando maiores dificuldades com uma criança, busque ajuda profissional para receber um auxílio personalizado e detalhado.

 

Tenha calma!

É importante lembrar que não é necessário realizar atividades elaboradas o tempo todo! Essas são apenas algumas dicas para incentivar a criança a se movimentar e realizar atividades que estimulem seu desenvolvimento.

Mas você também pode utilizar o tempo da criança em casa para ouvir música, assistir um filme, cozinhar juntos ou apenas descansar! Crie memórias familiares e a relação com as crianças durante esse período difícil ficará mais leve!

Busque materiais em sua própria casa e utilize a imaginação para elaborar mais atividades e brincadeiras! Além disso, na internet você poderá encontrar sites com mais dicas e vídeos que possam te auxiliar nesse momento!

Caso opte por realizar alguma atividade fora de casa, lembre-se de seguir as orientações de prevenção à covid e esteja sempre atualizado sobre as regras vigentes em sua cidade!

E não se culpe caso você não tenha muito tempo disponível! Realize essas atividades dentro do seu limite e de acordo com o que for possível! Cuide-se e cuide dos pequenos!

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.