Autor*: Pedro Otávio Oliveira Santos, Vitor Yukio Ninomiya.

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico de Minas Gerais, até o dia 26 de outubro de 2020, final do mês de setembro, são 349.512 casos confirmados e 8.779 óbitos no estado de Minas Gerais, devido à covid-19. Tendo em vista este cenário de pandemia que nos encontramos, é muito importante que tenhamos ajuda de todos os lados. E, por isso, todos os pais podem entrar nesse combate e engajar os seus filhos nessa luta, que é de todos! O texto que se segue trará maneiras de introduzir as crianças no combate à covid-19. Acompanhe!

 

O que é engajamento?

Toda ajuda, vinda de qualquer pessoa, pode fazer uma grande diferença nos resultados finais dessa pandemia que o mundo está enfrentando. Muito embora as crianças não estejam na linha de frente desse combate, as ações educativas ensinadas pelos pais podem evitar muitos danos na cadeia de transmissão! Um exemplo bem estabelecido é o aprendizado da lavagem correta das mãos, seja com água e sabão ou com álcool 70%, que reduz a possibilidade da criança transmitir a doença.

     Porém, muitos se perguntam: mas meu filho não está infectado, como ele vai transmitir a infecção? O que não podemos nos esquecer, e que já está bem compreendido pela ciência, é que pessoas sem sintomas (os assintomáticos) podem ter o novo coronavírus no organismo, e mesmo não ficando doentes, podem acabar transmitindo para outras pessoas! Esse quadro é relativamente comum nas crianças, que na maioria dos casos não apresenta quaisquer sintomas da doença. 

 

Meu filho também pode participar?

Assim como já discutimos até aqui, nós precisamos deixar de lado a ideia de que apenas os profissionais da linha de frente são os responsáveis pelo combate à covid-19. Para entendermos  isso melhor, vamos pensar em um exemplo: imagine um grupo de pais que respeitem os pedidos de distanciamento social e de evitar aglomerações, passando para os filhos estes conhecimentos. Essas crianças vão crescer entendendo que mesmo estando em casa, elas podem e estão salvando a vida de muitas pessoas, ao interromper o ciclo de transmissão do vírus!

Mas existem mais coisas que as crianças podem fazer? Com certeza existe! As crianças podem ser introduzidas às práticas da higiene respiratória, onde desde pequenas irão aprender a cobrir a boca ao tossir e espirrar, a usar lenços descartáveis quando estiverem com secreções no nariz, e ainda irão aprender a evitar tocar os olhos, nariz e boca, visto que podem estar levando germes para estes locais! É ensinando as crianças de agora que elas se tornarão adultos mais conscientes!

 

Convide seu filho à luta contra a covid-19!

Sabemos que estabelecer novos hábitos em um período de tempo tão curto pode ser desafiador! Nesse contexto, os pais têm um papel fundamental na introdução dos filhos neste combate à covid-19. É por meio dos exemplos paternos que a criança vai incorporar a importância da lavagem das mãos, da limpeza dos objetos em casa, do uso da máscara quando indicado e da necessidade de estar afastado das pessoas nesse período de pandemia. Dê exemplos, convide-os para a luta!

 

 

Quer entender melhor os termos e conceitos sobre o novo coronavírus e a pandemia de covid-19? Acesse o nosso Dicionário "Para Entender a Pandemia"!

*Este post foi escrito pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19.

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.