9 perguntas e respostas sobre o novo coronavírus explicado para crianças

Autor*: Marcela Meirelles Tozzi, João Rafael Assis Alderete, Vitor Yukio Ninomiya

Se para adultos a pandemia é desafiadora, para crianças ela pode ser ainda mais difícil de compreender e se adaptar.
Reunimos perguntas e respostas sobre o novo coronavírus para ajudar a conversar sobre o assunto com elas! Confira aqui o que selecionamos!

 

1. Como explicar o que é covid-19?

Diga que covid-19 é um apelido para “doença do novo coronavírus” e que o coronavírus é tão pequeno que só pode ser visto com um microscópio de grande ampliação.

 

2. Como explicar a pandemia?

Explique que pandemia significa que uma doença passou a afetar várias lugares do mundo. 

Você pode usar um mapa para mostrar onde mora e os outros países, e explicar que eles também estão enfrentando o coronavírus.

3. Como falar sobre a transmissão?

Explique que o vírus é capaz de viajar nas gotículas que eliminamos ao falar, espirrar ou tossir. Essas gotículas podem chegar até outras pessoas, — quando abraçamos, beijamos ou brincamos —,  ou ainda, contaminar objetos como celulares e brinquedos.

4. Como falar sobre as formas de transmissão?

Oriente que, como podemos pegar o vírus através de outras pessoas ou encostando em objetos contaminados, as principais formas de se proteger são lavando as mãos com frequência, além de usar máscaras, ficar mais distante das pessoas e evitar locais com muita gente.

5. Como ensinar o uso da máscara?

Lembre-se que crianças menores de 2 anos não devem usar máscara! A partir dessa idade, ela deve ser usada sempre que for sair de casa. A máscara deve cobrir a boca e nariz, e devemos evitar tocá-la. Demonstre na prática o uso correto para a criança!

6. Como falar sobre a higienização das mãos?

Oriente que é preciso usar água e sabão e gastar pelo menos 20 segundos. Quando não for possível, ensine a usar o álcool em gel. Pratiquem juntos todos os passos para a lavagem correta das mãos.

7. Como orientar sobre os sintomas da covid-19?

Diga que a covid-19 aparece de formas diferentes nas pessoas. Alguns podem não apresentar sintomas, enquanto outros têm sintomas parecidos com uma gripe. Confira aqui uma lista dos sintomas possíveis. Algumas pessoas podem sentir dificuldade para respirar, precisando ficar no hospital até melhorarem.

8. Se não estou doente, por que ficar de quarentena?

Os cientistas acreditam que pessoas sem sintomas podem passar o vírus para outras pessoas. Enquanto as pesquisas avançam, é importante evitar contato com os outros, protegendo a si e a quem amamos. 

9. Como reduzir o medo?

Lembre-se que crianças e adolescentes refletem o comportamento dos adultos. Se a família consegue lidar bem com a covid-19, a criança se sentirá mais segura.

Em situações de incerteza, o excesso de informações pode causar angústia. Limitar o acesso a certos conteúdos pode ajudar!

Explique que cientistas e médicos estão estudando novas formas de lidar com a doença e que isso evitará que novas pessoas fiquem doentes. Também mostre que você estará presente para ajudar caso a criança precise.

 

Quer entender melhor os termos e conceitos sobre o novo coronavírus e a pandemia de covid-19? Acesse o nosso Dicionário "Para Entender a Pandemia"!

 

*Este post foi escrito pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19.

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.