Autores*: Pedro Otávio Oliveira Santos, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Segundo os dados do Boletim Epidemiológico de Minas Gerais, até o dia 21 de setembro de 2020, temos 271.194 casos confirmados e 6.727 óbitos. Mesmo com todas as medidas de prevenção tomadas pelos profissionais de saúde e pela sociedade, podemos ver que os números são elevados.

Tendo isso em mente, além de priorizarmos ainda mais as medidas de prevenção, como, lavagem de mãos e superfícies, distanciamento social e uso de máscara, devemos nos atentar a um detalhe muito importante em todo o nosso país: o calor! Por vivermos em um país tropical, as altas temperaturas são constantes em nossa rotina, e muitas pessoas utilizam o ar condicionado para aliviar a sensação térmica.

O problema disso, em meio à atual pandemia, é que segundo alguns estudos, como um realizado na China, indica forte relação com a contaminação de várias famílias que são contempladas pelo mesmo sistema de ar condicionado, evidenciando a transmissão do novo coronavírus por meio dessas correntes de ar. 

Quer entender um pouco mais sobre essa relação entre covid-19 e o ar condicionado? Acompanhe aqui o nosso post!

 

Como o ar condicionado funciona?

O ar condicionado funciona de forma semelhante às geladeiras. Por meio de um sistema de ventilação, puxam o ar do ambiente, que passa por um sistema de refrigeração interno (que possuium líquido bem frio para conseguir reduzir a temperatura do ar). O ar refrigerado é devolvido ao ambiente e o processo se repete diversas vezes.

Os aparelhos de ar condicionado possuem filtros nesse sistema de refrigeracão, para conseguir reter algumas partículas do ambiente e mantê-las longe do motor e, de forma indireta, longe das pessoas que estão no ambiente. Porém, não nos enganemos quanto à função desse filtro: ele serve para reter grandes partículas que ficam suspensas no ar, mas não seguram o novo coronavírus, que é bem pequeno e passa livremente pelo filtro!

 

Como funciona a transmissão do novo coronavírus?

 Como já temos aprendido até este momento da pandemia, sabemos que o novo coronavírus tem vários meios de transmissão, seja pelo contato direto entre duas pessoas (transmissão por pequenas gotas da fala e da respiração) ou por meio de superfícies contaminadas por essas gotículas. 

Outros meios já bem definidos para infecção pela covid-19 são encontradas em outros posts do nosso blog, sendo eles a transmissão pela via áreapelos olhos e em contatos próximos! As formas de prevenção já citadas no início do nosso blog podem ser encontradas com mais detalhes em outra de nossas postagens!

 

Como o ar condicionado contribui na transmissão da covid-19?


 Assim como descritos em alguns países como no Japão, Alemanha e China, o novo coronavírus pode ser transmitido por gotículas geradas pela nossa fala e respiração, transportadas por meio do fluxo de ar dos aparelhos de ar condicionado. Em um dos estudos destes países, foi constatado que o intenso fluxo de ar condicionado em um ambiente fechado (como em restaurantes, bares, entre outros) é capaz de levar as gotículas respiratórias de uma mesa para outra, mesmo se ela estiver a muitos metros de distância!

 

Como utilizar o ar condicionado de maneira segura?

 Pelos conhecimentos científicos atuais, não podemos dizer que existe uma maneira segura ou minimamente adequada para utilização de aparelhos de ar condicionado. O que sabemos é que esses aparelhos potencializam a dispersão das gotículas da nossa fala e da respiração, fazendo com que elas alcancem pessoas distantes que estão compartilhando o mesmo ambiente!

Além disso, sabemos que muitas pessoas infectadas podem ser assintomáticas à covid-19, potencializando ainda mais os riscos de ficar em ambientes fechados em uso desse tipo de ventilação. Portanto, vamos priorizar os ambientes mais abertos e arejados, com uma ventilação natural! Além, é claro, de respeitarmos o distanciamento mínimo!

 

Quer entender melhor os termos e conceitos sobre o novo coronavírus e a pandemia de covid-19? Acesse o nosso Dicionário "Para Entender a Pandemia"!

*Este post foi escrito pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.