Autores*: Lucas Riolo Salles, Leandra Prates Diniz, Gabriella Yuka Shiomatsu, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Para combatermos o coronavírus SARS-CoV-2, é preciso o esforço conjunto da sociedade por meio de uma mobilização social para a prevenção da covid-19. Apesar de o distanciamento social afastar fisicamente as pessoas, ele mostrou novas possibilidades de interação social e foi plano de fundo para diversos questionamentos relacionados ao racismo e a pobreza.

Além dessas pautas, muitos movimentos foram feitos na internet em resposta à pandemia, o que tem fortalecido o combate à covid-19. Você sabe o que é mobilização social e como ela pode nos ajudar no combate ao coronavírus? Entenda mais aqui! 

 

Mobilização social: o que é?

A mobilização social é um conjunto de ações tomadas por indivíduos ou grupos sociais com o objetivo de alertar, sensibilizar e envolver a comunidade em questões, como cuidados com a saúde, educação e saneamento. Na prática, esse processo é responsável por estabelecer diálogo entre as pessoas, uní-las e dar força a movimentos sociais para transformar a realidade em que estão inseridos.

A mobilização social pode ocorrer de diversas formas, inclusive nos meios digitais, como:

  • criação de hashtags nas redes sociais;
  • compartilhamento de informações confiáveis sobre prevenção;
  • criação e participação em lives, entre outras.

Incentivar a mobilização social em saúde é uma das estratégias mais importantes de combate à pandemia

As redes sociais podem ser grandes aliadas na luta contra o coronavírus.

Qual a sua importância na pandemia?

No contexto de pandemia gerado pelo coronavírus, é de extrema importância que a mobilização social para a prevenção da covid-19 aconteça. Ela é capaz de gerar uma comunicação em massa, espalhar informações importantes e organizar ações no combate à doença. 

Esse tipo de comunicação possibilita uma resposta à pandemia de forma mais rápida e efetiva. Assim, ao espalhar informações corretas sobre a covid-19 e incentivar outros a tomarem as medidas de prevenção necessárias, ajudamos a salvar vidas e diminuímos o impacto negativo causado pelo coronavírus. 

Mobilização social para prevenção da covid-19 no Brasil

 No Brasil, pessoas, empresas, órgãos governamentais e ONGs têm trabalhado em conjunto para que informações complexas cheguem a toda população de maneira acessível. Esse tipo de mobilização tem sido feito principalmente por meio das redes sociais e tem sido importante para evitar a desinformação e levar esperança às pessoas. 

 Pessoa ensina medidas de proteção da covid-19 por meio da internet.

Mobilização social para prevenção da covid-19 no mundo

Ao redor do mundo, também houve o engajamento da população civil para minimizar os danos gerados pela pandemia do novo coronavírus e o número de casos da doença. Um exemplo é Hong Kong, onde a população agiu de forma proativa e, poucos dias após o início da pandemia em seu país, conseguiu diminuir cerca de 40% da circulação de pessoas. 

 Adaptação da população e uso da arte na mobilização social para prevenção da covid-19.

Entre outros locais que também se mobilizaram, podemos citar Uganda, país localizado no leste africano. Lá, antes mesmo da explosão do número de casos, a população aderiu a medidas de distanciamento social e, usando ferramentas culturais como a música e arte, foi capaz de melhorar a resposta à crise de saúde vivida. 

Para que o combate ao coronavírus seja eficaz, é necessário que haja mobilização social para a prevenção da covid-19. Assim, as informações corretas chegam às pessoas e melhoram nossa resposta à pandemia. Isso ocorrerá não somente no sentido de acabar com doença, mas de sobreviver a esse período da melhor forma possível. E, é claro, continuar mantendo as medidas de proteção como máscaras e higiene é fundamental.


Agora que você já sabe o que é mobilização social e sua importância no combate ao coronavírus, que tal praticar um pouco e compartilhar este texto com amigos e familiares?

 

Quer saber mais sobre coronavírus? Siga a SES-MG no Instagram, no Facebook e no Twitter.

*Este post foi escrito pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19.

Este texto foi redigido conforme as evidências disponíveis até 19/08/2020.

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.